O USO DO OBJETO NULO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO
Palavras-chave:
Gramática funcional, Português brasileiro, Objeto nulo, EnsinoResumo
O estudo se desenvolveu sob o viés da gramática funcional, considerando seus aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da língua em uso. O presente artigo tem por objetivo pesquisar o fenômeno do objeto nulo (ON) no português brasileiro (PB). Inicialmente faz-se necessário compreender o que a gramática prescreve sobre o ensino do objeto. Em seguida, discute-se como esse conteúdo está sendo abordado no livro didático e por fim busco trazer uma proposta de ensino do objeto sob a ótica funcionalista. A fundamentação da pesquisa baseia-se nas teorias funcionalistas de Neves (1997); (2011) Gramática funcional; Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa; Cunha e Tavares (2016) Funcionalismo e ensino de gramática. Os procedimentos metodológicos usados foram classificados como pesquisa documental de natureza qualitativa. Os materiais para a análise linguística das falas foram retirados do banco de dados do Grupo de Estudos Funcionais (GEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os resultados da pesquisa levaram em consideração a frequência do uso do objeto nulo no contexto de falas goianas e apontaram para uma incidência significativa desse uso, sobretudo na linguagem coloquial, menos monitorada.
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