DISTOPIAS FEMINISTAS
A OPRESSÃO SEXUAL COMO RETRATO DO HORROR EM O CONTO DA AIA E OS TESTAMENTOS, DE MARGARET ATWOOD
Palavras-chave:
Distopia, Patriarcado, ViolênciaResumo
Este artigo analisa os romances distópicos O Conto da Aia (1984) e Os Testamentos (2019), da escritora canadense Margaret Atwood, interpretando e ressaltando as características que fazem das obras parte da tradição distópica do fazer literário. À luz da perspectiva dos estudos feministas e da crítica literária de orientação feminista, aqui eu penso os dois livros enquanto uma distopia que utiliza da opressão sexual estabelecida pelo patriarcado para criar este mundo fictício que encontra ressonâncias em nossa própria realidade vivida. Desta forma, o trabalho pretende analisar os aspectos fundantes do gênero distópico, descrevendo a formação e as principais características que definem este modo literário. A pesquisa em desenvolvimento é qualitativa de cunho bibliográfico, para isso, a obra foi analisada e interpretada tendo por base a leitura de autores como Tom Moylan (2000), Lyman Tower Sargent (1994), Ildney Cavalcanti (2003), Gerda Lerner (2020) e Maria Varsam (2003).
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
ATWOOD, Margaret. O Conto da Aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
ATWOOD, Margaret. Os Testamentos. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
ATWOOD, Margaret. The Handmaid’s Tale. EUA: Vintage Books, 1996.
ATWOOD, Margaret. The Testaments. New York: Double-day, 2019.
BACCOLINI, Raffaella. Recuperando A esperança em meio à escuridão: O papel do gênero em narrativas distópicas. Revista X, v. 17, n. 04, p. 1245-1266, 2022.
CAVALCANTI, Ildney. A distopia feminista contemporânea: Um mito e uma figura. In: BRANDÃO, Izabel et al. (Org.). Refazendo Nós. 1. ed. Florianópolis: Editora Mulheres, 2003. p. 337-360. v. 1.
CAVALCANTI, Ildney. The Writing of Utopia and the Feminist Critical Dystopia: Suzy McKee Charnas's Holdfast Series. In: MOYLAN, Tom; BACCOLINI, Raffaella. Dark Horizons: science fiction and the utopian imagination. Nova York: Routledge, 2003. p. 47-65.
FUNCK, Susana Bornéo. Feminist Literary Utopias. Florianópolis: UFSC, 1998. 86 p.
MOYLAN, Tom. Distopia: Fragmentos de um céu límpido. Maceió: Edufal, 2016.
RÜSCHE, Ana. Utopia, feminismo e resignação em The left Hand of Darkness e The Handmaid’s Tale. 2015. 131 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
LERNER, Gerda. A Criação do Patriarcado. São Paulo: Cultrix, 2019.
VARSAM, Maria. Concrete Dystopia: Slavery and Its Others. In: MOYLAN, Tom; BACCOLINI, Raffaella. Dark Horizons: science fiction and the utopian imagination. Nova York: Routledge, 2003. p. 203-222.