A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MOZARLÂNDIA

Autores

  • Elicley Ferreira de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Marília Silva Vieira Pereira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Variação linguística, Sala de Aula, Docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como os professores de Língua Portuguesa da educação básica em Mozarlândia percebem e abordam a variação linguística em suas práticas pedagógicas, a fim de compreender as implicações dessa abordagem para o ensino e a aprendizagem da língua. O ambiente escolar é interativo e contribui para a compreensão da existência da pluralidade da língua. Então cabe ao professor, tentar minimizar o preconceito linguístico em sala de aula, adotando uma nova postura através do conhecimento sobre a variedade linguística que cada aluno possui, deixando de exigir que todos os alunos adotem tão somente a norma padrão da linguagem ao priorizar a escrita e deixando de lado a oralidade, além de abordar a questão da disseminação do preconceito linguístico por meio das mídias sociais. Para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica, as ideias de Bagno (2007), Scherre (2005), Martins (2014), entre outros estudiosos. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva delineada para explorar e descrever as percepções e práticas dos professores de Língua Portuguesa em relação à variação linguística.

Biografia do Autor

  • Elicley Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade, pelo POSLLI/UEG. Licenciado em Letras e Pedagogia.

  • Marília Silva Vieira Pereira, Universidade Estadual de Goiás

    Tem pós-doutorado em Letras (2018) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), doutora em Letras (2016) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estudos de Linguagens (2011) e licenciada em Letras Português/Espanhol (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2025-03-12