A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MOZARLÂNDIA
Palavras-chave:
Variação linguística, Sala de Aula, DocenteResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como os professores de Língua Portuguesa da educação básica em Mozarlândia percebem e abordam a variação linguística em suas práticas pedagógicas, a fim de compreender as implicações dessa abordagem para o ensino e a aprendizagem da língua. O ambiente escolar é interativo e contribui para a compreensão da existência da pluralidade da língua. Então cabe ao professor, tentar minimizar o preconceito linguístico em sala de aula, adotando uma nova postura através do conhecimento sobre a variedade linguística que cada aluno possui, deixando de exigir que todos os alunos adotem tão somente a norma padrão da linguagem ao priorizar a escrita e deixando de lado a oralidade, além de abordar a questão da disseminação do preconceito linguístico por meio das mídias sociais. Para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica, as ideias de Bagno (2007), Scherre (2005), Martins (2014), entre outros estudiosos. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva delineada para explorar e descrever as percepções e práticas dos professores de Língua Portuguesa em relação à variação linguística.
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