TEMPO, MUDANÇA E CRIATIVIDADE
CONTRIBUIÇÕES FEITAS PELA REDESCOBERTA DE SAUSSURE PELAS LEITURAS DE DE MAURO E COSERIU
Palavras-chave:
Sincronia, Diacronia, Mudança, Criatividade, EnsinoResumo
Este estudo visa apresentar os conceitos de Saussure sobre tempo, mudança e criatividade. Explana sobre a conhecida antinomia sincronia e diacronia, e como esse aspecto tempo influi nas mudanças linguísticas e como essas influenciam na criatividade da língua. Além disso, mostra como esses aspectos contribuem para o ensino dos gêneros textuais. Para esse estudo bibliográfico foram consultados Saussure, Coseriu, De Mauro, e Bronckart entre outros. Com essa pesquisa espera-se apresentar as heranças que Saussure pode trazer para o ensino de línguas, em especial a partir do estudo de gêneros textuais.
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. EDUC.
COSERIU, E,; FONSECA, Carlos Alberto da. ; FERREIRA, Mário. Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança lingüística., 1979. p. 203 – 236.
COSERIU, Eugenio. Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança lingüística., 1979. p. 11 – 49.
DE MAURO, Tulio. Édition critique du ‘Cours de linguistique générale’de F. de Saussure. Paris, Payot, 1972.
De Mauro, T. Primera lección sobre el lenguaje. México: Siglo XXI. 2005.
DE SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Editora Cultrix, 2008.
ILARI, Rodolfo. O estruturalismo linguístico: alguns caminhos: In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. Cortez Editora, 2021.
RIESTRA, Dora. Enseñar los géneros textuales en las clases de Lengua y Literatura o en clases de Prácticas del Lenguaje. Revista Argentina de Investigación Educativa, v. 3, n. 5, 2023.
RIESTRA, Dora. Saussure: la dicotomía o la complejidad de las lenguas. Cuadernos de Humanidades, n. 33, p. 54-68, 2021.