LEITURA DE UM ARTIGO DE OPINIÃO
APRENDIZAGEM DE INFERÊNCIAS NA AULA DE PORTUGUÊS L2
Palavras-chave:
Leitura, Inferências, Artigo de opinião, LetramentosResumo
O artigo discute sobre Leitura de um artigo de opinião: aprendizagem de inferências na aula de Português L2 na 12.ª classe. O problema é a dificuldade que o aluno enfrenta para elaborar inferências durante a leitura. A questão é: que inferências os alunos produzem durante a leitura? E visa reflectir sobre a importância dos letramentos na aprendizagem de leitura com alunos de uma escola pública em Moçambique. A pesquisa é ancorada aos estudos sobre os letramentos focados em multilinguismo e multimodalidade (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2023) e aos conceitos de leitura e inferência (Marcuschi, 2023). O método de abordagem é qualitativo, com entrevista e análise de conteúdos, como técnicas. Os resultados revelam que os alunos produzem inferências de base textual e contextual cognitivas. Concluímos que os letramentos podem contribuir para um processo de ensino e de aprendizagem de leitura na aula de Português e possibilitar ao aluno o uso de estratégias que mobilizam atitudes activas durante o processo de compreensão leitora do texto.
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