IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Palavras-chave:
Leitor, Mediação, LiteraturaResumo
Este estudo visa demonstrar a importância da mediação da leitura literária em uma sociedade que, cada vez mais, negligencia a leitura e subestima seu poder transformador, destaca também como a leitura literária enriquece o vocabulário, aprimora habilidades de escrita, interpretação e pensamento crítico. Além disso, procura evidenciar a significativa contribuição da mediação para a formação do leitor literário. O estudo justifica-se pela necessidade de fomentar o gosto pela leitura em um mundo dominado pelas mídias digitais. A metodologia utilizada foi bibliográfica, analisando teóricos como Candido (2023), que defende a literatura como um direito universal, Todorov (2014), que explora as transformações proporcionadas pela leitura, e Cosson (2022), que discute a decifração da leitura, entre outros. O artigo conclui que a mediação da leitura é essencial para a formação de leitores críticos e reflexivos, contribuindo para uma educação mais completa e humanizadora
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura 2007. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2. 2007, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2007.
BARBOSA. Juliana Bertucci. BARBOSA. Marinalva Vieira. Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.
BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 232 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), São Paulo, 2010.
CANDIDO. Antonio. Vários escritos. 1. ed. São Paulo: Todavia, 2023.
CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Mediação e narrativa na voz dos contadores de história. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 107-124.
CEIA, Carlos. O que é ser professor de literatura. Lisboa: Edições Colibri, 2002.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto,2022
LA TAILLE, Y. de.; OLIVEIRA, M. K. de.; DANTAS, H. Três perguntas a vygotskianos, wallonianos e piagetianos. In: LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 27. ed. São Paulo: Summus, 2016.
LAJOLO, M. Dez considerações sobre leitura e escrita na escola brasileira. In: LUCHESI, M (org.). Formação de leitores e construção da cidadania: memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional. 2008
MARTINS. Lígia Márcia. Análise sócio-histórica do processo de personalização de professores. 2001. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2001.
MORA, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 4, n. 2, p. 67-81, jan./jun. 2011.
NUNES. Martha Suzana. SANTOS. Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, v.25, número 2, p. 3-28, jun/2020.
PAIVA. Aparecida. et al. Literatura e leitura literária na formação escolar: caderno do professo. Belo Horizonte: Ceale,2006.
PEREIRA. Maria Elisa Matos. Literatura infantil. Curitiba: ed.Ibpex, 2009.
ROUXEL. Annie. Oser lire à partir de sol. Enjeux épistémologiques, éthiques et didactiques de la lecture subjective. Revista Brasileira de Literatura Comparada. n.35, p. 10.25. 2018.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em Perigo. Tradução Caio Moreira. 2.ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em Perigo. Tradução Caio Moreira. 2.ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.
TURCHI. Maria Zaira. A formação do leitor literário. In: GOMES. Carlos Magno (org). Língua e Literatura: propostas de ensino. São Cristóvão: ed. UFS, 2009, p. 42-49
VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004.