O QUEER, A RELIGIÃO E O AMOR NAS CANÇÕES DE SUFJAN STEVENS
Palavras-chave:
Canção popular, Musicologia Queer, Sufjan StevensResumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre o queer, o religioso e o amor nas canções do compositor e cantor estadunidense Sufjan Stevens. Para isso, utilizou-se uma metodologia de tipo documental, de análise do discurso e de perspectiva qualitativa. A partir do trabalho realizado, observa-se que em canções como “Genuflecting Ghost”, Stevens desafia o cânone e as performatividades normativas ao conectar esferas que historicamente não dialogam. Baseando-se no conceito de Elizabeth Stuart, que interpreta o queer como algo religioso, observa-se que Stevens introduz essa percepção na canção popular ao integrar elementos cristãos em suas narrativas para descrever o amor queer, o que representa uma característica inovadora. Compositores como Poulenc e Britten também estabeleceram uma conexão entre esses elementos, mas na música erudita. Britten aborda seu amor por Pears em "Sonnets of Michelangelo" e recorre ao yearning, um contínuo entre a busca e o desejo, também empregado por Stevens e característico das religiões. Poulenc, compositor de música religiosa cujas características hoje são consideradas camp, alcança uma interseção entre o queer e o religioso em seus balés e óperas. Em conclusão, foram encontrados traços identitários nas músicas analisadas, além de características que estabelecem a canção popular autoral como um espaço significativo para a expressão queer e a conexão com o sagrado. Portanto, é fundamental reconhecer essas obras como referências, buscando sua documentação como materiais musicológicos relevantes.
Referências
BRETT, Philip; WOOD, Elizabeth. Gay and lesbian music. Oxford Music Online, Oxford, v. 7, dez. 2001. Oxford University Press.
BRITTEN, Benjamin. Seven Sonnets of Michelangelo. Aldeburgh, 1940. 7 partituras (28 p.). Voz e piano.
BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. Londres: Routledge, 2006.
CLASSEN, Albrecht. Music as a Universal Bond and Bridge Between the Physical and the Divine: Transcultural and Medieval Perspectives. Rupkatha Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities, v. 13, n. 3, 8 out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21659/rupkatha.v13n3.01.
EBERLE, Kevin. How Queer!: Camp Expression in Francis Poulenc's Trio for Oboe, Bassoon, and Piano. 2016. 73 p. Dissertação de mestrado — University of Nevada, Nevada, 2016.
FOUCAULT, Michel. History of Sexuality 1: The Will to Knowledge. [S. l.]: Penguin Books, Limited, 2020. 176 p. ISBN 9780241385982.
LOUGHLIN, Gerard. What Is Queer? Theology after Identity. Theology & Sexuality, v. 14, n. 2, p. 143-152, jan. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1355835807087376.
MAULEÓN CRUZ, Duvan Aldair. Sobre "Notas sobre lo Camp" de Susan Sontag. Revista de Arte Ibero Nierika, n. 21, p. 255-260, 8 dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.48102/nierika.vi21.110.
MICHALSKI, Camilla A. et al. Relationship between sense of community belonging and self-rated health across life stages. SSM - Population Health, v. 12, p. 100676, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ssmph.2020.100676.
MOON, Dawne. Queer Christianities: Lived Religion in Transgressive Forms. Sociology of Religion, v. 77, n. 2, p. 223-224, jun. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1093/socrel/srw024.
STRAUSS, Robert. The five song cycles for voice and piano by Benjamin Britten written specifically for Peter Pears: The effect of their relationship. 2006. 306 p. Dissertação de mestrado — West Virginia University, Morgantown, 2006.
STUART, Elizabeth. Religion Is a Queer Thing: A Guide to the Christian Faith for Lesbian, Gay, Bisexual and Transgendered People (Gay & Lesbian Studies). [S. l.]: Cassell, 1998b. 152 p. ISBN 9780304337491.
STEVENS, Sufjan. Genuflecting Ghost. Lander: Asthmatic Kitty, 2023.
STEVENS, Sufjan. John My Beloved. Lander: Asthmatic Kitty, 2017.
STEVENS, Sufjan. Mystery of Love. Lander: Asthmatic Kitty, 2017.
MCCLARY, Susan. Cadencias femeninas: Música, género y sexualidad. Santiago: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2023. 348 p.
YOB. Why is Music a Language of Spirituality? Philosophy of Music Education Review, v. 18, n. 2, p. 145, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.2979/pme.2010.18.2.145.