O IMPACTO DAS TDICs NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Educação Literária, Literaturas de Línguas Inglesa, Estética da Recepção, Produções MultimodaisResumo
O presente trabalho ancora-se na teoria da Estética da Recepção (ER) para analisar o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de Educação Literária (EL) com literaturas em língua inglesa. Para tanto, parte-se de uma pesquisa desenvolvida por Pires e Castro (no prelo), a qual foi realizada com estudantes da disciplina de Literatura Inglesa I do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e analisa seus resultados à luz de teóricos como Santaella (2005; 2014a; 2014b; 2014c), Jauss (1994 [1967]), Zilberman (1989), Gomes (2019), Iser (1996; 1967) e Wolf (2019). Desta análise, foi possível verificar que as TDICs têm um impacto significativo na forma como os estudantes interagem com textos literários, influenciando tanto o seu engajamento quanto a sua compreensão crítica. Os resultados preliminares indicam uma mudança nas estratégias de leitura e nas práticas de interpretação literária, sugerindo uma adaptação necessária dos métodos de ensino para incorporar essas novas tecnologias.
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