O IMPACTO DAS TDICs NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Eduardo Oliveira Sardinha Pires Universidade Estadual de Goiás
  • Alessandra Gomes de Castro Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Educação Literária, Literaturas de Línguas Inglesa, Estética da Recepção, Produções Multimodais

Resumo

O presente trabalho ancora-se na teoria da Estética da Recepção (ER) para analisar o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de Educação Literária (EL) com literaturas em língua inglesa. Para tanto, parte-se de uma pesquisa desenvolvida por Pires e Castro (no prelo), a qual foi realizada com estudantes da disciplina de Literatura Inglesa I do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e analisa seus resultados à luz de teóricos como Santaella (2005; 2014a; 2014b; 2014c), Jauss (1994 [1967]), Zilberman (1989), Gomes (2019), Iser (1996; 1967) e Wolf (2019). Desta análise, foi possível verificar que as TDICs têm um impacto significativo na forma como os estudantes interagem com textos literários, influenciando tanto o seu engajamento quanto a sua compreensão crítica. Os resultados preliminares indicam uma mudança nas estratégias de leitura e nas práticas de interpretação literária, sugerindo uma adaptação necessária dos métodos de ensino para incorporar essas novas tecnologias.

Biografia do Autor

  • Eduardo Oliveira Sardinha Pires, Universidade Estadual de Goiás

    Graduando em Letras Português/Inglês, modalidade licenciatura, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professoras/es de Línguas (GEFOPLE-CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-CNPq).

  • Alessandra Gomes de Castro, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2020). Mestre em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Mestrado reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Graduanda em Licenciatura Letras Português/Inglês na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Câmpus Goiás.

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Publicado

2025-03-12