TEMAS FRATURANTES

O SUICÍDIO E O LUTO EM O MEU AMIGO PINTOR, DE LYGIA BOJUNGA

Autores

  • Jakeline Nascimento Sousa Universidade Estadual de Goiás
  • José Humberto R. dos Anjos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil, Suicídio, Luto

Resumo

O presente trabalho é o desdobramento de uma pesquisa que tem como objetivo apresentar os temas fraturantes, ou temas tabus, na literatura infanto-juvenil brasileira. Tem como categorias de análise, o suicídio e o luto representados no livro de Lygia Bojunga, O meu Amigo Pintor (1986), que retrata as indagações de um pré-adolescente, Claúdio, ao perder um amigo adulto que suicidou. Ao tratar o tema de modo direto, a narrativa de Bojunga perpassa assuntos rotulados como inapropriados para o público infanto juvenil e mostra como família e sociedade os tratam com as crianças. Silenciamentos, omissões, e tentativas de enganar o personagem principal, marcam as estratégias textuais utilizadas pela autora para chamar a atenção do leitor e demarcar luto e suicídio como temas fundamentais para o desenvolvimento da consciência e da capacidade de ver e compreender o mundo. Como embasamento teórico ancoramos o estudo em Iguma (2023) e suas discussões sobre as figurações dos temas fraturantes na literatura infanto-juvenil; Freud (1917) para discutir a ideia de luto e melancolia, bem como em Candido (1972) e Zilberman (1991) que partem do princípio da literatura como forma de humanização das pessoas.

Biografia do Autor

  • Jakeline Nascimento Sousa, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda no POSLLI - Linha de pesquisa: Estudos literários e Interculturalidade. Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás, GO.

  • José Humberto R. dos Anjos, Universidade Federal de Goiás

    Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI. Coordenador da Esp. em Práticas Pedagógicas na Educação Básica - EPPEB. Docente do Curso de Pedagogia / UFG. Docente no POSLLI / UEG. Cidade de Goiás, GO. 

Referências

ANJOS, José Humberto Rodrigues dos. Dois pais também são família: a homoparentalidade na literatura infantil. Universidade Federal de Goiás, 2020.

BOJUNGA, Lygia. O meu amigo pintor. 22.ª ed. Rio de Janeiro: Editora Casa Lygia Bojunga, 2006.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Palestra.

FREITAS, J. de L. Luto e Fenomenologia: uma Proposta Compreensiva. Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies, XIX(1), 97-105. 2013.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1917 [1915]/1974.

GAMA-KHALIL, Marisa Martins; BORGES, Lilliân Alves; OLIVEIRA-IGUMA, Andréia de. Espiar pra dentro: um diálogo por meio dos temas fraturantes. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022.

RIBEIRO, Carmina Monteiro. MARTINS, Milena Ribeiro. Luto infantil e o processo de ressignificação da vida: a trajetória de Maria em Corda bamba. Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Literários, vol. 39, dez. 2020, pp. 131-142. ISSN 1678-2054. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/

RIBEIRO, Carmina Monteiro. Realismo e Fantasia no Tratamento de Temas Fraturantes em Sapato de Salto e Corda Bamba, de Lygia Bojunga. /Carmina Monteiro Ribeiro. - Curitiba, 2022.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1991.

Downloads

Publicado

2025-03-12