A IMPORTÂNCIA DOS LETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Juliana Vicente Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Conti de Freitas Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Letramento, Formação de professores, Mídias digitais, Contexto escolar, Comunicação

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender a importância dos letramentos no contexto escolar, além de identificar as mudanças na comunicação que ocorrem nesse ambiente. Deste modo, a escolha do tema é justificada pela necessidade de refletir sobre os múltiplos letramentos e suas implicações para o contexto escolar e a formação de professores. Neste sentido, a pesquisa tem como fundamentação teórica as contribuições de Kalantzis (2020) além de, Castanheira (2009), Monte Mor (2017) e Russo (2012) entre outros estudiosos da área para aporte teórico, que discutem o conceito de letramento e suas implicações educacionais. Para tal, a metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com base nos estudos de Paiva (2021). Assim, os resultados apontam para a necessidade de uma formação contínua de professores que inclua o desenvolvimento de competências em letramentos múltiplos, destacando-se a inserção das mídias digitais como ferramenta essencial no processo educacional. Buscando desenvolver nos estudantes competências que os capacitam a participar ativamente na sociedade. Permitindo-os não apenas a compreensão e produção de textos, mas também a capacidade de interpretar, questionar e utilizar diferentes linguagens (visual, digital, oral) de forma crítica e criativa.

Biografia do Autor

  • Juliana Vicente Alves, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Cora Coralina. E-mail: julianaalves21gamial.com@gmail.com.  Possui formação em Pedagogia pela Uni Brasília em São Luís de Montes Belos, História pela Faculdade Única de Minas Gerais. Especialista em Neuro psicopedagogia pela Uni Brasília e História e Cultura Afro Brasileira pela Faculdade UniFAHE.

  • Carla Conti de Freitas, Universidade Estadual de Goiás

    Profa. Dra. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Cora Coralina. Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG e Pós-doutorada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Letras e Linguística pela (UFG), especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Graduada em Letras Português Inglês. Coordena o grupo de pesquisa sobre Formação de Professores de Línguas (GEFOPLE-UEG/CNPq). Participa do Grupo de Pesquisa Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG/CNPq); do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP/CNPq).

Referências

CASTANHEIRA Et al. MARIA LÚCIA. Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. 2ed.-Belo Horizonte: Autêntica Editor: Ceale, 2009.

MARTINS Heloiza Helena Rodrigues. SOUSA, Elis Regina da Cunha. GOMES, Mirna Leonidia. MENDES, Meire de Fátima Matias. MARTINS, José Luís Rodrigues. SILVA, Osmar Nascimento. FREITAS, Carla Conti de. Letramento digital e a formação de professores. V. 11, n. 8, ISSN 2525-3409 DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31079, 2022.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

MONTE MÓR, W. Sociedade da Escrita e Sociedade Digital: Línguas e Linguagens em Revisão. In Takaki e Monte Mor (orgs) Construções de Sentido e Letramento Digital Crítico na Área de Línguas/Linguagens. Campinas: Ed. Pontes, 2017.

RUSSO, Maria de Fatima. Alfabetização. Um Processo em Construção. 6 ed., São Paulo: Saraiva, 2012.

Downloads

Publicado

2025-03-12