DESVENDANDO O CERRADO

Autores

  • Kamila Souto Leichtweis
  • Juliana Natasha
  • Lara Morais
  • Michele Souza Primo
  • Nayara Marques
  • Cibele Pimenta Tiradentes

Resumo

A educação ambiental envolve atividades educativas que visam informar sobre o meio ambiente e suas relações. Essas práticas educativas são fundamentais para que os alunos conheçam os problemas ambientais causados por nosso comportamento, afim de que eles compreendam a consequência de seu ato, evitando agir de forma prejudicial ao ambiente em que vive. O Brasil possui uma biodiversidade bastante abundante com diversos ecossistemas. É importante ressaltar a preservação desses biomas, pois de forma direta ou indireta, quando são desmatadas, sofremos com os seus impactos negativos. O bioma Cerrado é o objeto de estudo do nosso trabalho, pois além de ser a vegetação típica da nossa região é considerado o segundo maior bioma brasileiro e apresenta extrema diversidade de espécies endêmicas e sofre uma acelerada perda de hábitat. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo associar a importância do bioma do Cerrado com o intuito de esclarecer dúvidas, desmistificar conceitos equivocados, e contribuir para uma sensibilização acerca da importância do Cerrado e a necessidade de sua preservação. O presente trabalho foi aplicado para alunos do Ensino Fundamental, no período vespertino durante o programa Mais Educação, no Colégio Estadual Jad Salomão, localizado na cidade de Anápolis, Goiás, Brasil, entre os meses de maio a junho. As atividades foram divididas em três etapas práticas. A primeira etapa consiste na elaboração e aplicação de um questionário prévio.  Com o resultado do questionário, foi preparada uma palestra para esclarecimento de dúvidas sobre o Cerrado, com foco nas deficiências de conhecimento sobre o Cerrado. A segunda etapa foi composta por uma palestra, ministrado pelo convidado especial, um biólogo especialista em Biologia da Conservação, onde foram relatadas suas experiências e convivência com a fauna e flora do Cerrado. A terceira etapa, ao final da palestra foi aplicado o segundo questionário, para efeito de comparação com o primeiro questionário aplicado, visando detectar o nível de conhecimento obtido pelos alunos. Evidenciou que conhecimento dos alunos acerca das particularidades do bioma Cerrado foi muito superficial. Quando indagados a respeito do conhecimento e preservação do cerrado, apresentavam ideia equivocada de que a floresta bonita é somente aquela composta por árvores de grande porte e de troncos lisos e retos. Ficou perceptível que, os alunos, a cada momento durante a palestra ficavam mais vislumbrados com o conhecimento que adquiriam sobre o Cerrado e que os livros didáticos não o descreve com tanta riqueza de biodiversidade. Ao contrário, os animais de estudo nos livros didáticos geralmente não pertencem ao bioma brasileiro, às vegetações estudadas não são as mesmas vistas no cotidiano. Portanto, percebe-se através da pesquisa realizada que existem grandes dificuldades e desafios no Ensino Fundamental II quanto a Educação Ambiental, que não é desenvolvida como deveria, e se faz necessária articulação de ações educativas, de maneira que possibilite a conscientização dos alunos e desenvolva pensamento critico dos mesmos, gerando novos conceitos e valores sobre a natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Kamila Souto Leichtweis
    Biologa, formada pela UFU e Doutora em Genética e Bioquimica com enfoque animal

Downloads

Publicado

2014-09-22