AS ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL PEDRO LUDOVICO, QUIRINÓPOLIS - GO

Autores

  • André Luiz Silva
  • Vanessa Gomes Silva
  • Aline Bezerra da Silva Santos
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID tem como objetivo inserir os alunos dos cursos de licenciatura nas escolas, e apresentá-los de uma forma diferente do estágio a docência. A inserção dos alunos do Curso de Ciências biológicas na parte da docência é uma exigência cobrada e ampliar suas habilidades e experiências é muito importante para a prática no ensino escolar. O subprojeto PIBID da Universidade Estadual de Goiás- UEG, Unidade de Quirinópolis, do curso de Ciências Biológicas possui seis graduandos, no ano de 2014. Neste trabalho, objetivou-se relatar a experiência de prática pedagógica realizada por este grupo PIBID. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação, por ser esta uma forma interessante de transformação da prática de quem a utiliza, o que gera produção de conhecimento, dentro de um espaço da extensão universitária. A coleta de dados foi realizada durante o mês de maio de 2014, através de experiências sobre a permeabilidade dos solos no Colégio Estadual Pedro Ludovico, localizado em Quirinópolis, GO. Foram testados três tipos de solos diferentes. Os resultados apontaram maior entendimento do assunto pelos alunos e também um ganho de experiência e conhecimentos para os graduandos que compõem este grupo PIBID.

Downloads

Publicado

2014-09-05

Edição

Seção

Resumo Expandido