O TERRÁRIO: ATIVIDADE REALIZADA POR ALUNOS DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO PIBID COMO FORMA DE FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE

Autores

  • Daiana Brito Ferreira
  • Gerciene da Silva Ferreira Quirino
  • Lorraine Oliveira Souza
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) objetiva, de modo geral, promover diálogo entre os integrantes, oportunizando a apreensão dos saberes da profissão nas diferentes ações das práticas e das aprendizagens da docência, favorecendo a coerência entre a formação dos professores e as finalidades da política da educação básica. O subprojeto da área de Biologia é realizado no CPMG – Colégio da Policia Militar de Goiás, Unidade Pedro Ludovico em Quirinópolis, com o 6º ano do ensino fundamental, turmas A, B e C. Os objetivos deste trabalho foram: facilitar a compreensão de temas tratados em ciências e biologia tais como desenvolvimento vegetal, tipos de solo e ciclo da água, além de perceber a eficácia de uma aula prática e a relação interpessoal dos pibidianos com os alunos, quando inseridos no cotidiano escolar. Os resultados esperados desta atividade foram satisfatórios, pois, os alunos do ensino fundamental puderam vivenciar, na prática, como ocorrem as relações entre os diferentes seres vivos, num terrário, além de observarem a importância dos diferentes tipos de solo e o ciclo da água. Ainda, após o retorno das férias, foi proposto um momento para retomada dessa atividade, através de discussão sobre os cuidados desses terrários e o que os alunos notaram no desenvolvimento das plantas, quando cuidadas na presença ou ausência do sol. Pode-se dizer que a atividade prática escolhida para a realização deste projeto gerou muito interesse, despertando a curiosidade dos alunos, levando-os a participar da aula.

Downloads

Publicado

2014-09-05

Edição

Seção

Resumo Expandido