A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE GOIALÂNDIA – GOIÁS

Autores

  • Bianca Martins da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Andressa Camilo Garcia Camargo Universidade Estadual de Goiás
  • Jefferson Rocha Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Cibele Pimenta Tiradentes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

MEIO AMBIENTE, ENSINO FUNDAMENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.

Resumo

A Educação Ambiental perfaz um dos temas urgentes que precisam ser implementados no currículo educacional brasileiro, que está defasado com relação à este tipo de abordagem, mas teve um crescente avanço e ganhando espaço em meios educacionais e até mesmo governamentais seguindo tendências que já ocorrem em outros países. Também permite a participação da população influenciando de forma positiva nas decisões sobre atividades de risco aos meios naturais, sociais e culturais.

O presente trabalho teve como objetivo apresentar e avaliar o conhecimento a cerca de temas ambientais de uma turma de 4º ano de uma Escola Municipal da cidade de Goialândia, Goiás. Tendo como necessidade a conscientização das crianças, pois elas serão a geração futura que irão disseminar conhecimento direto ou indiretamente para a preservação ambiental. Os alunos foram submetidos a um questionário inicial para verificar os seus conhecimentos sobre poluição, queimadas, reflorestamento e desmatamento, em seguida, lhe foi dado uma aula expositivo-dialogada, aliada a uma metodologia diferente, para apresentar o problema para que as crianças entendam a gravidade do problema vivido na nossa atualidade, que é o total descaso com o meio ambiente, e o que esse descaso está provocando no planeta, para apresentar a solução e incentivá-los a praticar essas ações e repassá-la e isso foi realizado expositivamente com o filme e teatro de fantoche, por fim, foi aplicado novamente um questionário aos alunos, justamente para comparar e verificar se ouve um incremento no processo de ensino aprendizagem. É importante ressaltar que essas metodologias devem sem escolhidas de acordo com o tema em questão e de acordo com o público alvo, e não serve como uma metodologia para substituir a aula pelo método expositivo-dialogada, mas sim estar aliada ao ensino cotidiano durante a aula com este tipo de metodologia expositivo-dialogada. De forma geral, a Educação Ambiental permite levar para a realidade do aluno, problemas que estão ligados a seu cotidiano, o que foi observado nas respostas dos alunos, juntamente com um feedback positivo em relação ao filme e ao teatro de fantoches. Mesmo com uma amostragem pequena, a abordagem de temas ambientais em séries iniciais de ensino se mostrou uma ótima ferramenta para contribuir à conscientização ambiental e na formação de cidadãos mais conscientes, além de colaborar para formação intelectual dos mesmos.

Biografia do Autor

  • Cibele Pimenta Tiradentes, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Universidade Católica de Goiás (2007). Especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (1999). Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (1998). Docente Superior (Universidade Estadual de Goiás) nas disciplinas de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I, Orientação e Prática de Ensino Fundamental I, Educação para diversidade; Filosofia da Educação; Educação Ambiental; Avaliação de Impacto Ambiental. Projetos de Extensão: Projeto Rondon; e Projeto de pesquisa em Educação. Parecerista da revista eletrônica Revelli. Consultora de Análise de Consistência de Material didático para EaD. Professora concursada pela Secretaria Estadual de Goiás. Experiência em Ensino de Educação Básica - Ensino Fundamental (Ciências) e Ensino Médio (Ciências Biológicas). Assessora Pedagógica em Escolas Estaduais. Atuo junto a Gerência de Formação Central - Formação de Professores de Ciências da Natureza da Secretaria de Estado da Educação. Voluntária na Associação Pestalozzi de Inhumas. Áreas de interesse: Educação, Formação de professores, Educação Ambiental, Políticas Educacionais, Saúde do professor.

Downloads

Publicado

2015-06-19

Edição

Seção

Resumo Simples