A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE GOIALÂNDIA – GOIÁS
Palavras-chave:
MEIO AMBIENTE, ENSINO FUNDAMENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.Resumo
A Educação Ambiental perfaz um dos temas urgentes que precisam ser implementados no currículo educacional brasileiro, que está defasado com relação à este tipo de abordagem, mas teve um crescente avanço e ganhando espaço em meios educacionais e até mesmo governamentais seguindo tendências que já ocorrem em outros países. Também permite a participação da população influenciando de forma positiva nas decisões sobre atividades de risco aos meios naturais, sociais e culturais.
O presente trabalho teve como objetivo apresentar e avaliar o conhecimento a cerca de temas ambientais de uma turma de 4º ano de uma Escola Municipal da cidade de Goialândia, Goiás. Tendo como necessidade a conscientização das crianças, pois elas serão a geração futura que irão disseminar conhecimento direto ou indiretamente para a preservação ambiental. Os alunos foram submetidos a um questionário inicial para verificar os seus conhecimentos sobre poluição, queimadas, reflorestamento e desmatamento, em seguida, lhe foi dado uma aula expositivo-dialogada, aliada a uma metodologia diferente, para apresentar o problema para que as crianças entendam a gravidade do problema vivido na nossa atualidade, que é o total descaso com o meio ambiente, e o que esse descaso está provocando no planeta, para apresentar a solução e incentivá-los a praticar essas ações e repassá-la e isso foi realizado expositivamente com o filme e teatro de fantoche, por fim, foi aplicado novamente um questionário aos alunos, justamente para comparar e verificar se ouve um incremento no processo de ensino aprendizagem. É importante ressaltar que essas metodologias devem sem escolhidas de acordo com o tema em questão e de acordo com o público alvo, e não serve como uma metodologia para substituir a aula pelo método expositivo-dialogada, mas sim estar aliada ao ensino cotidiano durante a aula com este tipo de metodologia expositivo-dialogada. De forma geral, a Educação Ambiental permite levar para a realidade do aluno, problemas que estão ligados a seu cotidiano, o que foi observado nas respostas dos alunos, juntamente com um feedback positivo em relação ao filme e ao teatro de fantoches. Mesmo com uma amostragem pequena, a abordagem de temas ambientais em séries iniciais de ensino se mostrou uma ótima ferramenta para contribuir à conscientização ambiental e na formação de cidadãos mais conscientes, além de colaborar para formação intelectual dos mesmos.