PREFERÊNCIA SENSORIAL, QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE CINCO MARCAS DE MEL E ORIGENS FLORAIS
Resumo
RESUMOIntrodução: A vasta biodiversidade da flora brasileira possibilita a obtenção de méis de diversas floradas, durante todos os meses do ano, com cores, aromas e sabores únicos. A apicultura está difundida em todas as regiões do Brasil. Objetivo: Objetiva-se avaliar a preferência sensorial, qualidade físico-química e microbiológica de cinco diferentes marcas de mel e origens florais. Serão obtidas, em mercados dos municípios de Ceres, Goiânia e Porangatu-Goiás, as amostras de cinco diferentes marcas de mel. Métodos: Realizaremos as avaliações em 150 amostras de mel, serão realizadas as contagens de coliformes a 35ºC e a 45ºC , as determinações de sólidos solúveis totais e açúcares redutores, além dos testes sensoriais de ordenação-preferência em que cinquenta consumidores não treinados avaliarão as diferentes amostras de mel. Em relação às determinações físico-químicas os resultados serão submetidos à análise de variância e as diferenças das médias comparadas por teste de Tukey ao nível de 5% de significância, utilizando-se o software R. Os resultados das análises microbiológicas serão avaliados de forma descritiva. Os resultados das análises sensoriais de ordenação-preferência serão analisados através do teste de Friedman. Será utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, todas as determinações físico-químicas e microbiológicas, nas amostras serão realizadas em triplicata. Resultados e Discussão: Provavelmente, os resultados quanto à segurança microbiológica estarão dentro da legislação. Entretanto, quanto aos teores e tipos de açúcares presentes, nas respectivas marcas selecionadas, acredita-se que os valores obtidos talvez não atendam ao que consta na informação nutricional dos produtos, e que quanto a preferência sensorial os provadores poderão ser influenciados em função das marcas comerciais. Conclusões: Características não sensoriais como marca, origem floral, selo de inspeção e demais informações contidas no rótulo podem interferir na decisão de compra pelos consumidores.
Palavras-chave: Consumidor; legislação; segurança alimentar.