A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Introdução:Diante das várias dificuldades em se expor os conteúdos das Ciências e da vivência dentro da sala de aula, torna-se claro que a inserção de jogos didáticos no dia-a-dia dos estudantes é de grande valia para contribuir para o melhor desempenho dos alunos e para melhorar o ensino, além da relação professor-aluno. O jogo didático tem sua importância justificada pela capacidade de motivar o aluno na construção do seu conhecimento, além de promover um ambiente agradável ao ensino. Objetivos: Uma das prioridades na criação desse jogo foi a de se obter bons resultados utilizando materiais de alternativos e acessíveis. Métodos: Neste projeto foi aplicado um jogo usando elementos que chamam a atenção dos jovens: dado, cartas e tabuleiro que são materiais fáceis de conseguir e de serem modificados. O presente jogo didático trata-se de um jogo de tabuleiro adaptado às finalidades educativas com a função de promover a construção do conhecimento de forma efetiva e contextualizada. Com este conjunto, os alunos puderam interagir com o professor num processo de dinamização da aula, relacionando o conteúdo com o cotidiano através de perguntas, respostas e explicações. A atividade lúdica foi aplicada no Colégio Estadual João XVIII no município de Ceres-GO, em maio de 2014, durante uma aula de Química, com uma turma de 25 alunos do 3º ano “A” do Ensino Médio. Resultados: Os resultados mostram que o jogo aumentou o interesse dos alunos acerca do conteúdo proposto, visto que além de ser uma atividade prazerosa, o jogo contextualizou o cotidiano dos alunos ao abordar a temática alimentação saudável, a partir disso, os alunos assimilaram conceitos sobre os nutrientes essenciais a uma alimentação saudável em quantidades suficientes e moderadas, como água, sais minerais, glicídios, lipídios, proteínas e vitaminas. Conclusão: Os depoimentos dos alunos que participaram da atividade, também deixaram bem claro a importância deste recurso didático no processo de ensino-aprendizagem.