Introdução: Ainda que as aulas de Biologia tenham seus conteúdos orientados a partir de diretrizes dos novos PCNEM, os docentes ainda baseiam suas aulas em livros didáticos (Xavier et al., 2005 apud Xavier et al., 2006) que, de modo geral, não sofreram atualização nos aspectos essenciais (Neto e Francalanza, 2003 apud Xavier et al., 2006). Os professores acabam por não apresentar uma didática com o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em suas aulas, portanto, os alunos acabam recebendo conceituação antiga. Objetivo: Definir o conceito que engloba a tecnologia do DNA Recombinante em nossa sociedade, buscando criar uma visão crítica nos alunos a respeito da temática central. Métodos: A metodologia constituiu-se em três etapas principais: o planejamento, o desenvolvimento e o levantamento de dados. No planejamento foi realizado o levantamento bibliográfico a respeito do DNA Recombinante e o preparo do plano de aula. O desenvolvimento teve como metodologia uma miniaula, ministrada em 110 min., para alunos de 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual João XXIII, Ceres – GO. E por fim, o levantamento de dados, através de questionário: análise da conceituação dos alunos antes e após a miniaula, reconhecimento do tema na sociedade, visão sobre a aplicabilidade e opinião a respeito do tema. Resultados e Discussão: Como afirma Solomon (1988a), citado por Santos e Schnetzler (2000), trabalhar com CTS requer ensinar o caráter provisório e incerto das teorias científicas, pois, com tal compreensão, os alunos podem avaliar as aplicações da ciência, levando em conta as opiniões controvertidas dos especialistas. Ao analisar os resultados, notou-se que muitos alunos perceberam a importância social e a utilidade da temática, além de que, muitos também conseguiram perceber relações e ainda, a importante questão que na construção da ciência, muitas vezes uma mesma questão possui lados positivos e negativos.Santana et. al. (2014) defende que o ensino de ciências contextualizado deva considerar um contexto social amplo que possa ser estudado a partir dos conhecimentos elaborados. Sendo assim, o estudo poderá vir a fornecer subsídios para o aluno entender seu meio físico social com vistas a intervir nessa realidade. Os alunos puderam refletir e relacionar a construção da ciência de modo geral, e aproximá-la do contexto vivido. Ao compreenderem o desenvolvimento da técnica central, construíram opiniões e conceitos sobre uso e aplicação das tecnologias baseadas no DNA Recombinante. Conclusões: Ao fim da pesquisa, é notável a importância de trabalhar o conceito tecnológico no âmbito educacional. Visto que, a sociedade desenvolve-se rapidamente e o excesso de informações pode fazer com que as pessoas constituam conceituação errônea a respeito de uma determinada temática.