UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES.

Autores

  • Jéssica Caroline Gomes Vieira
  • Polielma Moreira de Lima
  • Lucianne Oliveira Monteiro Andrade

Resumo

Introdução: A Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem se tornado uma formação primordial para aqueles que não atingiram a formação no tempo regular, ou que não tiveram ao menos a oportunidade de estudar. Quanto ao público seu objetivo está claro, a melhor formação, por que não dizer que eles necessitam buscar o que não aprenderam. Entretanto, é indispensável notar e perceber que são trabalhadores, que se esforçam durante o dia, e acrescentam uma nova atividade para a vida. Logo, todos são decididos, sabem bem porque estão dentro de uma sala da EJA. Além de ter um conhecimento e uma concepção do mundo, sendo necessário valorizar, principalmente dentro da disciplina, por exemplo, das ciências. Objetivo: Objetiva-se com este estudo, compreender o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, verificando os pontos positivos, as deficiências, as estratégias didáticas utilizadas pelos professores, os cursos de formação inicial e de capacitação dos professores que atuam nessa modalidade de ensino bem como as habilidades que se espera dos alunos nas aulas das Ciências na EJA. Métodos: Através entrevistas coletamos dados, onde seis professores das Ciências da EJA participaram. Estes são atuantes na rede estadual e federal dos municípios goianos: Ceres, Rubiataba e Uruana. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 8 questões abertas. Resultado: Todos os professores entrevistados apontaram que as práticas educativas do professor da EJA devem ser diferentes do professor do ensino regular, apesar de geralmente abordar as mesmas temáticas. As atividades da EJA precisam de práticas direcionadas às vivências e ao trabalho dos alunos. Quando indagamos se a formação inicial dos professores das Ciências tratou, em algum momento, dessa modalidade de ensino, todos os sujeitos participantes foram unânimes em afirmar que durante a formação inicial não tiveram a oportunidade de explorar esses aspectos, porque tal abordagem nunca foi realizada ou que apenas foram transmitidos alguns conceitos nas disciplinas relacionadas à legislação e à gestão escolar, porém em momento algum mostrou como se deveria trabalhar com essa modalidade de ensino. Conclusão: Os dados nos permitiram concluir que os professores reconhecem que o ensino de Ciências na EJA deve ser conduzido de maneira diferenciada, mas que a formação inicial não leva em consideração essa modalidade de ensino.

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Publicado

2014-11-18

Edição

Seção

Educação