AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOPEDAGÓGICO DOS INGRESSOS DAS PRIMEIRAS TURMAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA (FIC) DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS CERES, NA UNIDADE REMOTA RUBI
Autores
Marcos Vinicius Dourado Lopes
Fernando Yuri Silva dos Anjos
Jessica Maria Israel de Jesus
Glacie Regina Rosa
Resumo
Introdução: O acesso ao mercado de trabalho é uma das grandes preocupações de jovens e adultos em todo o mundo. Em diversos seguimentos da indústria, comércio e setor agropecuário sobram vagas de emprego, porém a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada se apresenta como um dos grandes entraves ao desenvolvimento da economia nacional. Um dos desafios do governo é assegurar capacitação para os jovens, trabalhadores e adultos que não tiveram uma oportunidade para essa qualificação. Frente a isto, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), visa oferecer ensino de qualidade, e capacitação profissional, habilitando seus alunos a trabalhar-nos mais diversos seguimentos. Objetivo: Avaliar o perfil sociopedagógico dos ingressos das primeiras turmas dos cursos de formação continua e inicial (FIC) do PRONATEC do Instituto Federal Goiano- Câmpus Ceres, demandados pelo polo remoto de Rubiataba, Goiás. Métodos: Pesquisa exploratória, do perfil dos ingressos doPRONATEC, nas modalidades: Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Auxiliar Administrativo. Por meio de questionário sóciopedagógico, com perguntas correspondes ao ensino, interesse, perspectiva do curso, mercado de trabalho, idade, sexo. Resultados e Discussão: Foram avaliados 41 alunos, destes, 41,46% eram do sexo masculino e 58,53% do sexo feminino, com uma média de idade de 16,9 anos de idade, sendo que 75,60% dos alunos ainda não haviam concluído o ensino médio. Quando questionados a cerca dos conhecimentos do curso que escolheram 65,85% afirmaram que conheciam a área escolhida, e 51,21% dos alunos confirmaram a vontade de seguir na profissão. Os alunos também foram questionados sobre o principal motivo de realizarem o curso, onde 36,58% apontaram o aperfeiçoamento profissional, como principal incentivo a realização do mesmo. Conclusões: Notamos que os ingressos nos cursos de (FIC) do PRONATEC do IF Goiano- Câmpus Ceres, demandados pelo polo remoto de Rubiataba, Goiás. Estavam em busca de qualificação, melhores oportunidades de emprego e novos campos de trabalho, novas posições no trabalho, reciclagem de conhecimento sobre o assunto.