A QUESTÃO ETNORRACIAL NA VIDA PROFISSIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ulisses Alves do Nascimento
  • Flávia Bastos da Cunha

Resumo

Introdução: Apesar de todas as evidências, a questão etnorracial no Brasil é vista como um fato histórico, superado e de pouca importância no meio acadêmico. Profissionais em diversas áreas da licenciatura ao bacharelado demostram que uma vez atuando na sua profissão não consegue lidar com as várias formas étnicas e raciais que podem encontrar. Um dos argumentos por parte de instituições de ensino que tenta mascarar e justificar essa falta de preparação profissional é tendo por base o argumento calcado na miscigenação brasileira. Objetivo: O presente trabalho tem o intuito de investigar o fenômeno etnorracial em alguns cursos de graduação, relacionando a postura de alunos e professores com a não aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, as quais versam sobre a inserção de temáticas etnorraciais nos currículos escolares. Métodos: Foram aplicados questionários fechados contendo questões sobre questões etnorraciais aos participantes foram dadas apenas as opções sim/não. Participaram da pesquisa estudantes do IFGoiano- Câmpus Ceres, UEG e FACERES e docentes dessas mesmas instituições. Resultados e Discussão: Depois da aplicação de questionários fechados, foi possível perceber que a questão etnorracial ainda não é uma questão bem trabalhada nas salas de aula, já que não é reconhecido por alunos e professores sequer como uma questão. Conclusões: Conclui-se que a aplicação das leis supracitadas seria fundamental para a sensibilização sobre os fenômenos etnorraciais e para a criação de uma cultura de justiça etnoracial na sociedade brasileira

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Publicado

2014-11-21

Edição

Seção

Educação