IMPACTO DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONSUMO DE LANCHES DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PARTICULAR – DIAGNÓSTICO
Resumo
RESUMOIntrodução: Deve-se ter atenção às situações que podem comprometer a saúde infantil, sendo preocupantes os hábitos alimentares inadequados dessa faixa etária. Objetivo: Descrever o perfil de lanches dos escolares de uma escola particular e comparar com seus conhecimentos nutricionais. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal observacional, que compôs um estudo dividido em três partes: Diagnóstico, Intervenção e Avaliação, sendo esta a primeira fase. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-GO, sob protocolo/parecer de nº 01655112.4.0000.0037. Foi desenvolvida em uma escola particular de ensino fundamental em Goiânia, cuja amostra foi de 77 escolares, do primeiro ao quinto ano. Coletou-se o tipo de alimento e a quantidade ingerida como lanche dos escolares, durante cinco dias. Então, calculou-se os valores energéticos totais (VET) e a quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteína e lipídeos) e os resultados foram comparados com o preconizado pela Resolução n° 38, de 2009. Em seguida, foi avaliado o nível de conhecimento dos escolares acerca de uma alimentação saudável, por meio de um questionário. Para análise estatística, foram calculados média, desvio padrão, variância e coeficiente de variação e, para avaliação das médias encontradas, utilizou-se o teste de Student, (p<0,05). As variáveis utilizadas foram faixa etária, nível de conhecimentos, VET e macronutrientes. Resultados e Discussão: Obteve-se 363 lanches, sendo que dos consumidos, 182 (50,1%) foram comprados na cantina da escola, sendo o mais consumido a associação entre salgado e suco industrializado (47,8%). Os lanches restantes (49,9%) foram trazidos de casa, onde 80,7% destes continham, pelo menos, um alimento industrializado, sendo os mais presentes sucos industrializados (50,8%). Ao comparar os lanches com os valores recomendados, observou-se que 76,03% dos lanches possuíam quantidade proteica inferior ao recomendado. Em relação ao questionário aplicado para avaliar os conhecimentos dos escolares sobre uma alimentação saudável, obteve-se uma média de acertos de 66,6%. Observou-se correlação (p<0,05) entre o percentual de adequação das proteínas e a quantidade de acertos no questionário. Apresentou-se, também, correlação (p<0,05) entre a idade dos escolares e o percentual de acerto. Sugere-se, então, a implementação de estratégias de educação alimentar e nutricional eficazes, com ênfase na escolha adequada dos alimentos, direcionada aos escolares, objetivando hábitos alimentares saudáveis e promoção de saúde. Conclusão: A maioria dos lanches contém alimentos industrializados, ricos em carboidratos simples e gorduras, pobres em proteína, não atendendo às recomendações para o lanche da faixa etária estudada. Associado a isso, os conhecimentos dos escolares não são suficientes.
Palavras Chave: Comportamento alimentar; educação alimentar e nutricional; estudantes.