Introdução: Aprendizagem é uma capacidade natural ao ser humano, que pode serobservada a partir da análise do desenvolvimento intelectual que experimenta o homem,desde o seu nascimento. Muitos pesquisadores se dedicam a estudar as relações daatividade docente com os resultados na aprendizagem dos alunos. Uma grandequantidade de trabalhos criticam o ensino tradicional no que se refere à ação passiva doaprendiz que frequentemente é tratado como mero ouvinte das informações que oprofessor expõe. Tais informações, dificilmente tem algum significado para os alunos jáque tais conteúdos não fazem parte do “mundo” que o alunos vive. Sendo assim osconteúdos ensinados não geram o que se chama de aprendizagem significativa.Objetivo: Esse trabalho têm por objetivo introduzir o acadêmico do curso delicenciatura em Química na realidade da educação pública, além de estudar aimportância das atividades experimentais no ensino de química através de propostas deaulas experimentais para o ensino médio. Metodologia: Para o desenvolvimento desteprojeto, a opção metodológica se respalda na abordagem qualitativa que se configuracomo enfoque central do projeto de pesquisa ao qual este está vinculado. Os dados serãoobtidos através de reuniões com os professores da escola participante do projeto, edurante a execução dos experimentos em sala de aula. Resultados: Espera-se que aofim da execução do projeto obtenhamos dados para subsidiar a elaboração de umaapostila com experimentos de fácil execução para serem utilizados pelos professores darede estadual de educação e disponibilizado no site do IF Goiano para download.