EDUCAÇÃO DO CAMPO: APLICABILIDADE DAS DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NAS ESCOLAS PÓLOS DO MUNICÍPIO DE GOIÁS

Autores

  • Elisabeth Maria de Fátima Borges UEG-Goiás

Palavras-chave:

Educação do campo. Movimentos Sociais. Políticas Públicas.

Resumo

Nos últimos anos vem se evidenciando uma articulação entre as universidades, prefeituras e movimentos sociais em busca de um modelo peculiar para tal educação do campo, que, quase sempre se pauta no paradigma urbano de educação. O município de Goiás é o município que mais tem assentamentos de Reforma Agrária no Brasil, são vinte e três assentamentos e três acampamentos, realidade esta que levou a reivindicação de Escolas Pólos nos Assentamentos. Esta comunicação tem por finalidade apresentar os resultados parciais do Projeto de Pesquisa “Educação do Campo: Aplicabilidade das Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo nas Escolas pólos do município de Goiás – GO” que visa, entre outros, observar a aplicabilidade das Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo, datada de 2002, bem como analisar esta Política Pública na Educação do Campo, ajuda, efetivamente, na elaboração de um processo educacional que se pauta na busca e/ou reafirmação da cultura e da identidade do campesino, buscando ver na prática docente se o enfoque das aulas é voltado para a práxis de uma educação voltada para a inclusão social e a sustentabilidade econômica dos assentados, ou seja, para o desenvolvimento rural. Além do diagnóstico da realidade da educação oferecida aos assentados rurais, buscamos ver os benefícios de sua aplicabilidade na mudança da qualidade educacional, ou as causas de possíveis dificuldades da implementação da referida Lei.

Biografia do Autor

  • Elisabeth Maria de Fátima Borges, UEG-Goiás
    Pesquisador a da UEG – UnU de Goiás.

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Publicado

2012-01-25

Edição

Seção

Artigos