REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO PARA E PELO TURISMO
Palavras-chave:
Espaço Urbano, Turismo, Representações do Espaço.Resumo
Não é mais possível caracterizar o espaço como estático e previsível, ele é “realizado”na mesma velocidade e proporção em que a sociedade se transforma e se torna múltipla, os
fenômenos simultâneos, a dinamicidade crescente, as trajetórias em constante por fazer-se.
A multiplicidade de espaços, a “diferença” e a heterogeneidade são condicionantes e
propulsores do turismo, pois estão diretamente relacionados às múltiplas possibilidades de
destinos turísticos, como pela heterogeneidade e diferença daqueles que podem viajar e
aqueles que não podem fazê-lo. A dinamicidade é uma de suas principais características, pois
o espaço não está dado e fechado, é sempre devir.
Simultaneamente, as representações sociais são produzidas por diferentes grupos e
compartilhadas com a sociedade. A coletividade se distancia à medida que as forças
produtivas e relações sociais de produção são fortalecidas e à medida que o conhecimento
científico se sobrepõe a outros saberes. De acordo com Lefebvre (2006), a representação é
criada por hegemonias. No espaço concebido, o saber e o poder são extremamente ligados. A
produção do saber e das representações que ele contém são produtos da reflexão, do
conhecimento e das epistemologias através das fórmulas, dos conceitos, dos números, daquilo
que é instrumento e representação do saber.
O presente trabalho tem como objetivo discutir o processo de construção simbólica
realizada pelo turista a partir das práticas espaciais, espaços de representação e representação
do espaço. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica a partir de revisão bibliográfica,
elaboração de fichamentos e revisão de fichamentos, levantamento de material bibliográfico e
aquisição de materiais de publicação atualizada e recente, por serem capazes de fornecer os
dados mais recentes.