O CONSUMO E O CONSUMERISMO UNIVERSITÁRIO: UMA REALIDADE PARA ANÁPOLIS/GO.

Autores

  • Joana D’arc Bardella Castro
  • Isabela Raissa B. Arcanjo

Palavras-chave:

Consumo, Consumidores, Serviços

Resumo

O ato do consumo é inseparável da vida humana, pois baliza as relações sociais e faz parte da dinâmica da economia. Muitos são os parâmetros que permitem conhecer os caminhos trilhados pelo consumo, mas não existe uma teoria sociocultural do consumo. Os consumidores utilizam bens e serviços para expressar quem e como são, reafirmando sua identidade, status e poder. O objetivo desse estudo é apresentar a dinâmica do consumo sustentável no âmbito universitário. O consumo que depende do estilo de vida, e é determinado pelas características: individual, porém, segundo o contexto familiar, social ou ambiental ou, ainda, de acordo com características tecnológicas Kunz, Schmitt; Meyer (2010). Uma distinção detalhada foi usada por Jackson e Marks (1999), e abrange os seguintes componentes de consumo: alimentação, habitação, consumo de combustível, saúde, vestuário, manutenção, eletrodomésticos, comunicação, livros e jornais, fumo e álcool, móveis, recreação e entretenimento, viagens e
outros.

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