Uso da água: Criação da Barragem Ribeirão João Leite em Goiânia – GO
Palavras-chave:
Uso da água.Barragem Ribeirão João Leite.Degradação.Resumo
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).
Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.
A Barragem do Ribeirão João Leite em Goiânia-GO foi criada com a intenção de abastecimento de água tratada a Goiânia é a toda região metropolitana com vida útil do reservatório de água previsto para ser de 30 anos, e que caso não haja uma aplicação correta das políticas por parte da Saneago no futuro poderá causar inúmeros danos, tanto econômicos quanto de eutrofização do reservatório.