DASHBOARD PARA ACOMPANHAMENTO DE INTERAÇÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA A LUZ DA ABORDAGEM DO CONECTIVISMO

Autores

  • Gleycy Kelly Silva Souza Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO
  • José Leonardo O. Lima Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO

Palavras-chave:

Teoria da aprendizagem, conectivismo, dashboard, ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo propor um protótipo de dashboard criado a luz
da teoria da aprendizagem do conectivismo para auxiliar o docente no acompanhamento das interações dos discentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O foco do protótipo de dashboard está na apresentação das informações sobre interações nos AVAs, extraídas a partir do AVA Moodle. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a construção do embasamento teórico e pesquisas na base de dados do Moodle para entendimento dos dados disponíveis para a montagem do protótipo. Os resultados iniciais apontam que a quantidade de dados disponíveis em AVAs, podem auxiliar ainda mais os docentes se forem sintetizados e expostos em forma gráfica.

Downloads

Publicado

2018-10-01