ESTUDO DAS TEORIAS DE PIAGET E VYGOTSKY NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

  • Douglas de Jesus Costa Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO
  • José Leonardo Oliveira Lima Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO
Palavras-chave: Tecnologias, Teorias de aprendizagem, Sociointeracionismo de Vygotsky, Cognitivismo de Piaget

Resumo

Em face do grande desenvolvimento tecnológico e seu potencial de auxílio para
diversas atividades e processos, verifica-se grande potencial de implementações de
tecnologias de modo a prover melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, torna-se imprescindível o diálogo entre estudos do campo educacional e estudos que, de forma geral, busquem compreender as especificidades humanas com os estudos da área de tecnologia. A partir dessa necessidade, o presente estudo busca analisar a teoria Cognitivista de Piaget e a Sociointeracionista de Lev Vygotsky de modo a destacar seus princípios norteadores para utilização dessas na proposição de tecnologias de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem e ao docente.
Publicado
2018-10-01