O USO DO JOGO GARBAGE COLLECTOR COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO APRENDIZADO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • João Victor de Araújo Pinto Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação, Anápolis – GO
  • Ronaldo de Castro Del-Fiaco Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação, Anápolis – GO

Palavras-chave:

Educação ambiental, jogos educativos, reciclagem, coleta seletiva e meio ambiente.

Resumo

Tendo em vista que hoje o meio ambiente é ameaçado por atitudes inconsequentes de alguns seres humanos desinformados, e que surgiu a Educação Ambiental (EA). A EA prevê que não é só ministrar conteúdos, espera-se a mudança de comportamento do educando. Cientistas consagrados na área de educação afirma a eficácia do uso de jogos como um facilitador no ensino. Ao analisar os resultados dos questionários aplicados em alunos que foram submetidos ao uso do jogo Garbage Collector, constatou que eles conseguiram abstrair o conhecimento proposto e sobressaíram perante aos que não utilizaram o jogo. O indivíduo ao interagir com este jogo aprende os padrões das cores das lixeiras da coleta seletiva. Por meio deste conhecimento o individuo torna mais consciente quanto a importância da preservação do meio ambiente para o planeta.

Downloads

Publicado

2017-06-30