A MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA A AVALIAÇÃO DA INFLUENCIA DA MEDIAÇÃO DO TUTOR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EAD DO CEAR/ UEG

Autores

  • Noeli Antônia Pimental Vaz Universidade Estadual de Goiás – CCET – GO
  • Pollyana dos Reis Fanstone Universidade Estadual de Goiás - CEAR Anápolis - GO
  • Neyde Maria da Silva Universidade Estadual de Goiás – CEAR Anápolis - GO

Palavras-chave:

Mineração de dados, ambiente virtual de aprendizagem, moodle, tutoria, mediação.

Resumo

O projeto de pesquisa propõe identificar a relação entre a mediação do tutor e o desempenho dos alunos nos cursos de graduação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Após a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação a Distância (EaD) o papel do tutor foi diversificado. Elas proporcionam diferentes mediações pedagógicas e potencializam a aprendizagem discente. A importância deste estudo reside na necessidade contínua de avaliação e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem a distância. Durante a pesquisa será utilizada a técnica de Mineração de Dados para a descoberta de padrões. A partir da análise dos padrões identificados, serão propostas estratégias didático pedagógicas para a atuação do tutor nos cursos de EaD do CEAR.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Resumo Expandido - Pesquisa e Extensão