COLÓQUIO DE PROJETO DE PESQUISA TECNOLOGIAS E RECURSOS DE MINERAÇÃO DE DADOS PARA SUPORTE AO DOCENTE NA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE
Palavras-chave:
Necessidades e uso da informação, mineração de dados, avaliação, educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem.Resumo
A pesquisa propõe identificar e avaliar as possibilidades e limites de tecnologias de mineração de dados e os recursos de software de redução e apresentação de dados existentes, de código aberto e livre, desenvolvidos para uso de propósito geral ou específico na Educação a Distância, que poderiam ser adaptados, integrados entre si e ao AVA Moodle para satisfazer as necessidades de informação dos docentes nos processos de avaliação de estudantes de graduação a distância. Ressalta-se que referidas necessidades de informação já foram levantadas com Experts em EaD e Avaliação, brasileiros e europeus, em pesquisa de Doutorado do proponente do projeto. Os procedimentos de investigação envolvem pesquisa descritiva, metodológica, bibliográfica e de laboratório. Como resultados espera-se ter: um mapa das tecnologias e recursos de software de mineração de dados, redução e apresentação existentes; a avaliação e compreensão do funcionamento interno, potencialidades e limites de integração dessas tecnologias, recursos e do AVA Moodle; um modelo conceitual de como essas tecnologias poderiam ser adaptadas e integradas entre si e com AVA Moodle para, em outro projeto a ser proposto, compor um módulo de sistemas de apoio a tomada de decisão em processos de avaliação de estudantes.Downloads
Publicado
2017-06-30
Edição
Seção
Resumo Expandido - Pesquisa e Extensão