REVISÃO DA PERSONALIZAÇÃO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES

Autores

  • Francisco Ramos de Melo Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO
  • Lucas de Castro Ribeiro Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO
  • Douglas de Jesus Costa Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO
  • Guiliano Rangel Alves Universidade Estadual de Goiás – CCET – Sistemas de Informação - Anápolis – GO

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Personalização, Redes Neurais Artificiais, Sistemas Tutores Inteligentes. Testes de personalidade.

Resumo

Os sistemas tutores inteligentes têm capacidade de oferecer um ambiente de aprendizagem adaptativo, reativo, flexível e personalizado. Entre as técnicas de
inteligência artificial que possibilitam a personalização, as redes neurais artificiais têm se apresentado como uma técnica eficiente. A personalização pode ser realizada por diferentes abordagens. A testagem fundamentada em tipos psicológicos é uma alternativa que se mostrou eficiente, porém a quantidade de itens elencados em questionários – necessários para a identificação de tipos psicológicos – pode tornar o processo demorado, principalmente considerando o tempo que uma pessoa leva para responder os itens necessários para sua identificação, podendo levar a resultados inconsistentes devido a perda de concentração. Este artigo apresenta uma revisão sistemática que tem
como objetivo apresentar o panorama dos testes pesquisados no contexto brasileiro visando, face as diversas metodologias identificadas, possíveis alternativas simplificadas de testes psicológicos buscando assim tornar o processo de personalização mais
agradável ao usuário.

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Publicado

2018-10-01