A simbologia animal na arte escultórica do Cemitério São Miguel Arcanjo da Cidade de Goiás

Autores

  • Gleidson de Oliveira Moreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

Resumo: Permeando o imaginário medieval, nos séculos V a XII, a simbologia animal, disseminada pela igreja católica, compreendeu a principal ferramenta de articulação clerical em um mundo rural ocupado por homens e mulheres iletrados. Portadora do discurso protetor das almas e disciplinador de corpos, a igreja utilizará da simbologia animal para catequização e, posterior doutrinação dos fiéis. Após a fase de catequização, surge a literatura chamada Bestiária que atribuiu aos animais a relação de seu perfil ao caráter moral humano. Reinventada ao longo do tempo, o objetivo dessa comunicação é entender como a prática da simbologia animal chegou à atualidade, que adequações e dinâmicas imagéticas foram redefinidas para justificar a permanência do uso destas simbologias, situação observada no Cemitério São Miguel Arcanjo localizado na cidade de Goiás.

Palavras-chave: Simbologia animal. Cemitério São Miguel Arcanjo. Arte escultórica

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Publicado

2019-10-14

Edição

Seção

ST 8: A morte e o morrer no Brasil e na Ibero-América