RELIGIOSIDADES E ESPIRITUALIDADES EM EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS DE ORIGEM BANTO EM GOIÁS

Autores

  • Natália Julia Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Mary Anne Vieira Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Jongo; Congada; Banto; Religiosidade

Resumo

Este estudo visa compreender a preservação e adaptação dos elementos das crenças e rituais bantos ao contexto brasileiro, com foco especial em Goiás. Busca-se revelar os hibridismos religiosos e nuances presentes nessas tradições culturais ao longo do tempo. A pesquisa emprega uma metodologia que se baseia na análise de bibliografias especializadas sobre as manifestações do Jongo e da congada, bem como na análise de entrevistas provenientes de trabalhos acadêmicos que abordam essas expressões culturais. Além de explorar as características gerais das crenças e religiosidade banto, a investigação concentra-se nas trajetórias históricas individuais do Jongo e da congada. Este enfoque permite reconhecer as particularidades de cada manifestação e compreender de que maneira contribuíram para a construção da identidade cultural afro-brasileira em Goiás.

Biografia do Autor

  • Natália Julia Lima, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

  • Mary Anne Vieira Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2013). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) (2001). Graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2024-02-08