LETRAMENTO DIGITAL: O BLOG COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA BÁSICA
Palavras-chave:
Letramento Digita. Literatura em Hipermédia. Processos Interacionais. Antero de Alda.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada Ensino de Literatura em Hipermédia e Processos Interacionais, desenvolvida por dois subprojetos, A poética de Antero de Alda: representações da pós-modernidade em LGC e O aproveitamento do blog para o ensino da literatura em meio digital: releituras e escrita criativa, no Centro Universitário de Anápolis. O primeiro subprojeto visou analisar a produção eletrônica e hipermídia do poeta português contemporâneo Antero de Alda, cujas marcas estilísticas e criações multimídia sinalizam o arcabouço ideológico e simbólico das representações da modernidade líquida. O segundo versou sobre o estudo das possibilidades pedagógicas do blog, enquanto tecnologia e suporte digital, no ensino da literatura, da leitura e da escrita criativa.