LETRAMENTO DIGITAL: O BLOG COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Débora Cristina Santos e Silva UEG/UnUCSEH
  • Hugo de Andrade Silvestre UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Letramento Digita. Literatura em Hipermédia. Processos Interacionais. Antero de Alda.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada Ensino de Literatura em Hipermédia e Processos Interacionais, desenvolvida por dois subprojetos,  A poética de Antero de Alda: representações da pós-modernidade em LGC  e O aproveitamento do blog para o ensino da literatura em meio digital: releituras e escrita criativa,  no Centro Universitário de Anápolis. O primeiro subprojeto visou  analisar a produção eletrônica e hipermídia do poeta português contemporâneo Antero de Alda, cujas marcas estilísticas e criações multimídia sinalizam o arcabouço ideológico e simbólico das representações da modernidade líquida. O segundo versou sobre o estudo das possibilidades pedagógicas do blog, enquanto tecnologia e suporte digital, no ensino da literatura, da leitura e da escrita criativa.

Biografia do Autor

  • Débora Cristina Santos e Silva, UEG/UnUCSEH
    Pós-doutora em Literatura e Hipermédia (UFP-Porto-Pt). Doutora em Teoria Literária (Unesp). Pesquisadora do projeto “PO-EX ́70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos do MCTES e da União Europeia (Refª: PTDC/CLE-LLI/098270/2008), do Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento da Universidade Fernando Pessoa. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro Universitário de Anápolis-Go-Brasil.
  • Hugo de Andrade Silvestre, UniEVANGÉLICA
    Mestre em Sociologia pela UFG. Docente do curso de Letras da UniEVANGÉLICA. Professor-pesquisador do Projeto. Fomento: CNPq.

Downloads

Publicado

2013-01-30

Edição

Seção

Seminário de Pesquisa de Professores