Dificuldade de Aprendizagem da Escrita, Operatoriedade e Metologia de Ensino: Algumas Relações Possíveis

Autores

  • Magda Ivonete Montagnini Unidade Universitária de Ciências Socioeconomicas e Humanas/ UEG
  • Magda Ivonete Montagnini Unidade Universitária de Ciências Socioeconomicas e Humanas/ UEG
  • Magda Ivonete Montagnini Unidade Universitária de Ciências Socioeconomicas e Humanas/ UEG

Palavras-chave:

Escrita, operatoriedade cognitiva, metodologia de ensino

Resumo

O presente estudo, em andamento, tem como objetivo geral verificar as possíveis relações existentes entre as dificuldades de aprendizagem da escrita, o nível operatório (intelectual) das crianças de um segundo ano do ensino fundamental e a metodologia de ensino da professora do referido ano escolar.

          No sentido piagetiano, principal referencial teórico considerado (PIAGET, 1977; MONTAGNINI, 2012), a aprendizagem da escrita depende de fatores endógenos, o nível operatório da criança, por exemplo, e exógenos, entre eles a metodologia de ensino da professora ao ensinar a escrita. Assim sendo, pergunta-se: A aprendizagem da escrita decorre do desenvolvimento cognitivo individual da criança, do desenvolvimento do seu pensamento em função das interações sociais ou devido a uma solidariedade entre as coordenações intraindividuais e as coordenações interindividuais?

A natureza da pesquisa é qualitativa e o tipo exploratória.

Biografia do Autor

  • Magda Ivonete Montagnini, Unidade Universitária de Ciências Socioeconomicas e Humanas/ UEG
    Curso de Pedagogia e MIELT
  • Magda Ivonete Montagnini, Unidade Universitária de Ciências Socioeconomicas e Humanas/ UEG
    Curso de Pedagogia e MIELT
  • Magda Ivonete Montagnini, Unidade Universitária de Ciências Socioeconomicas e Humanas/ UEG
    Curso de Pedagogia e MIELT

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Publicado

2013-01-17

Edição

Seção

Seminário de Pesquisa de Professores