DESMISTIFICANDO A BOLSA DE VALORES: HISTÓRIA E ATUALIDADE
Palavras-chave:
bolsa de valores, ações, títulos, corretora.Resumo
A Bolsa de Valores, segundo alguns historiadores, originou-se em locais e épocas diferentes. Alguns a localizam na Grécia, outros em Roma, não tendo um local específico quanto á sua origem.
Formalmente, as Bolsas de valores são sociedades civis, sem fins lucrativos, constituídas pelas corretoras de valores para fornecer infraestrutura ao mercado. Não são instituições financeiras. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa, estando sujeitas á supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – que está para as bolsas assim como o Banco Central está para as o mercador financeiro – e obedecem as diretrizes do Conselho Monetário Nacional.
As principais funções da Bolsa são: Manter o local adequado para que os seus membros realizem as operações de compra e venda de ações; fiscalizar o cumprimento das disposições legais e aplicar as penalidades cabíveis; e dar ampla divulgação das operações realizadas, proporcionando a transparência indispensável ao mercado de capitais, ou de risco, e em especial ao acionário.