INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO

Autores

  • Melott Laís Teixeira Tofollo

Palavras-chave:

Síndrome de Down. Aspecto legal. Aprendizagem do indivíduo com Síndrome de Down.

Resumo

Crianças com Síndrome de Down estão cada vez mais sendo inseridas nos ensinos regulares de ensino, porém os estudos/ pesquisas para investigar como tem sido essa inclusão ainda são escassos. E esta pesquisa tem por objetivo colaborar neste sentido.

E esta pesquisa tem por objetivo apresentar um conhecimento mais profundo sobre portadores de Síndrome de Down, investigar sobre as crianças com Síndrome de Down incluídas no ambiente escolar de ensino regular. Para situar e compreender a inclusão se faz necessário um passeio pela evolução histórica da Educação Especial num contexto mundial conhecendo as quatro fases, fase da exclusão, fase da segregação, fase da integração, fase da inclusão.

A metodologia proposta para esta pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfico, uma vez que o interesse central está em entender sobre as crianças com síndrome de Down, o estudo em questão, no ambiente escolar de ensino regular. A pesquisa qualitativa tem um grande interesse em interpretar e compreender o fenômeno social, com base nas perspectivas dos atores por meio da participação em suas vidas. Tem por proposito a compreensão e explanação do fenômeno investigado.  

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Publicado

2013-03-02

Edição

Seção

JIC - Pedagogia