PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE ÍNDICE DE COMPARAÇÃO SEMÂNTICA BASEADO EM ONTOLOGIAS PARA APOIO AO DOCENTE NA AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE
Palavras-chave:
Educação a distância, Ontologia, Similaridade semântica, Comparação semântica, Domínio de conhecimentoResumo
A Educação a Distância evidencia um desafio para o docente no que se refere à avalição da aprendizagem dos discentes por meio dos trabalhos feitos baseados nos materiais disponibilizados para estudo. Essa pesquisa tem como objetivo propor um modelo de um índice de similaridade semântica, baseado em ontologias, de forma a auxiliar o docente a verificar o uso do material indicado para estudo pelo docente nas produções escritas feitas pelos discentes. A pesquisa é exploratória e metodológica, com caráter bibliográfico e de pesquisa de laboratório. O estudo está em desenvolvimento e já foram levantadas metodologias baseadas no uso de ontologias, que se aproximam a proposta da pesquisa. Os estudos preliminares possibilitam inferir que o modelo que está sendo idealizado se mostra viável, mas são necessárias análises detalhadas para compreender a forma como o índice deve ser construído e como deve ser a comparação semântica.