ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO I
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SEMESTRE 1/2021
Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial (ERE), Aprendizagem ativa, Raciocínio Lógico, Pensamento computacionalResumo
Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas no ensino/aprendizagem de Algoritmos e Programação (API) no semestre 1/2021 no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Central - SEDE: Anápolis - CET. São relatadas as técnicas pedagógicas, ferramentas, as dificuldades e resultados. A literatura tem mostrado que no ensino de programação os professores têm sido menos bem-sucedidos do que deveriam e assim, testemunham altas taxas de reprovação e evasão. Nesse sentido, é oportuno discutir quais técnicas pedagógicas e ferramentas são mais adequadas para promover engajamento e motivar os alunos a superarem as dificuldades e obterem melhores resultados. Este relato contribui para o cenário de Ensino Remoto Emergencial (ERE) que possibilitou o uso de diferentes técnicas pedagógicas de aprendizagem ativa no processo do ensino/aprendizagem de programação de computadores. As principais intervenções foram: compartilhamento das aulas síncronas e acompanhamento semanal das Atividades Orientadas Assíncronas (AOA) dos alunos com feedbacks rápidos e pontuais. Na comparação da frequência e média final das turmas de API e de Programação para Engenharia (PE), os resultados sugerem que as técnicas de aprendizagem ativa geraram bons resultados no ensino de API no curso de SI no contexto do ERE.