PROBLEMATIZANDO A GEOGRAFIA NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Alcinéia de Souza Silva Secretaria Municipal de Educação de Formosa - Goiás

Resumo

Vivemos em um mundo conectado. A sociedade está conectada. Esta é tendência desde início do século XXI. Assim torna-se inevitável que a escola se adéqüe a tal realidade, chamada virtual. A escola precisa voltar seus olhos para o surgimento de novas tecnologias e contextualizá-las sua importância dentro do ambiente escolar. É impossível ignorar o Facebook, o Twitter, o Instagram e tantas outras redes em que estamos inseridos. A tarefa de educar e entreter os alunos na sala de aula torna-se uma função cada vez mais desafiadora. Buscar novos meios, e diferentes ferramentas de ensino que estimulem a interação de alunos de forma educativa podem ajudar no processo de aprendizado. É nesta perspectiva que o ensino da Geografia e o contato com a leitura ganham sentido, uma vez que a educação se encontra atrelada a tecnologia. O presente trabalho tem como objetivo apresentar projeto desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental, enfocando temas polêmicos da Geografia: Desigualdades sociais, Educação Brasileira, O poder da Mídia e Problemas Ambientais através da rede social facebook. Além de explorada a polemicidade dos assuntos geográficos através de grupo e da rede, possibilitou também o espaço para o desenvolvimento da leitura e compreensão autêntica dos temas específicos.

Palavras-chave: redes sociais, geografia, leitura, educação.

Downloads

Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigos