A TEORIA LITERÁRIA E O CINEMA DE EDUARDO COUTINHO: ENTRE NARRATIVAS, IMAGENS E SUBJETIVIDADES.
Resumo
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo relacionar a teoria da narrativa com os documentários de Eduardo Coutinho, para mostrar o quanto a teoria literária e suas discussões a respeito da teoria das narrativas se relaciona com o universo das imagens vinculado ao meio cinematográfico, com o intuito de demonstrar tais relações selecionamos dois documentários Edifício Master e Jogo de Cena ambos de Eduardo Coutinho, sob a perspectiva da teoria literária a fim de verificar o modo do discurso narrativo presente nos documentários desse cineasta brasileiro. Nessa perspectiva esses documentários têm muito a contribuir, pois abordam narrativas interessantes nas quais o entrevistador não influencia o entrevistado, o que torna os documentários um retrato reconhecível do mundo, tendo em vista que os personagens narram histórias verídicas sobre eles mesmos, o que permite ao espectador uma aproximação do real e uma visão de que os personagens poderiam ser qualquer um de nós.
Palavras-chave: cinema documentário, teoria literária, representação do real.