UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL DUOLINGO: COMO INSTRUMENTO DE REFORÇO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NO 7º ANO DO EF - II

Autores

  • Alkinda Contente Garcia Graduando em Licenciatura em Computação pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR-UEG
  • Adriana M. de Araújo Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Instrumento de aprendizagem. Ensino.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa de campo realizada na turma do 7º ano, no Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo, no período de março a junho de 2016. Durante a realização das etapas do Estágio Supervisionado II verificou-se a eficácia do aplicativo Duolingo para ensino de línguas, como instrumento auxiliar de reforço no aprendizado da língua inglesa. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, cujo objetivo é medir o desempenho dos alunos no uso do aplicativo por intermédio dos dispositivos móveis e computadores pessoais, tais como smatphones, tablets, laptops e desktops, esses equipamentos fazem parte tanto no desenvolvimento educacional quanto no social. O instrumento utilizado para medir o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem foi a média bimestral alcançada através das avaliações regulares dos alunos envolvidos na pesquisa. A realização do trabalho se justifica pela praticidade e facilidade que o aplicativo oferece aos usuários. As Tecnologias da Informação e Comunicação abrem novas possibilidades de ensino e aprendizagem tornando-as mais interessante, proporcionado maior interação entre professor-aluno.

Biografia do Autor

  • Adriana M. de Araújo, Universidade Estadual de Goiás
    Pós Graduada em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Professora de Informática na rede municipal de Aparecida de Goiânia/GO, e tutora presencial no CEAR – UEG

Downloads

Publicado

2017-03-28

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PAINEL - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA