A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL E FINA

  • Ana Sthephane Andrade
  • Carla Barbosa
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

Resumo

Trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil é importante para o desenvolvimento corporal e intelectual da criança, visando aumentar a capacidade de domínio do próprio corpo. O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento de crianças de 4 a 5 anos mediante observações e intervenção educacional, participaram 23 crianças do Jardim II de creche municipal. Após 5 observações, foram realizadas 10 intervenções semanais, totalizando 40 horas. Verificou-se a participação das crianças nas situações lúdicas e atividades criadas pelas estagiárias com objetos concretos, ficou explícito que os alunos desta turma possuem dificuldades e pouco domínio das coordenações motoras ampla e fina. Este estudo abre discussões sobre a possibilidade das metodologias desde os primeiros anos da criança na expectativa de que o lúdico em parceria com materiais concretos contribua para o desenvolvimento motor nesta faixa etária.

Biografia do Autor

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

Publicado
2018-03-16