PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: FOTOGRAFIA E ARQUITETURA EM DIÁLOGO

Autores

  • Ana Paula SIlva Guimarães
  • Amanda Carvalho Ramos
  • Marilda de Paula Mamedio

Resumo

O presente trabalho busca enfatizar novas propostas que podem ser trabalhadas no ensino de História, como a arquitetura e fotografia. Têm por objetivo, refletir sobre as mudanças, permanências e transformações no espaço urbano, por meio da comparação entre a arquitetura antiga e contemporânea. Para tanto, participaram 55 crianças do 4º ano de escola municipal na região de Formosa-GO. Foi realizada uma intervenção pedagógica totalizando 40 minutos, trabalhando o conceito de arquitetura, seu processo de modernização, mudanças nos estilos, estruturas e a fotografia com suas características, possibilitando meios para que os estudantes desenvolvessem a capacidade reflexiva, o diálogo entre essas mudanças e permanências entre diferentes tempos. Após a aplicação com slides ilustrativos, foi solicitado como atividade para casa, o registro e a descrição de uma construção antiga no município de Formosa-GO. As crianças tiveram a possibilidade de aproveitar o ensejo de um passeio com os familiares pela cidade, para fotografarem e registrarem em desenho. Por meio dessa atividade, foi possível verificar de forma plausível algumas características de suma relevância como as estruturas, formas geométricas contidas, contrastes de cores, materiais utilizados, dimensões e marcos essenciais.

Downloads

Publicado

2019-02-14