PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA A INTERAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Ananda Inácia de Menezes Costa
  • Kamila Oliveira de Assis

Resumo

As interações sociais são relevantes para o desenvolvimento infantil, através delas a criança entra em contato com novos conhecimentos, valores e culturas. O presente estudo possui o objetivo de demonstrar a importância dessas interações a partir da visão de diversos autores, documentos e dos resultados obtidos através de observações e intervenções educacionais exercidas por duas acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa. As atividades foram realizadas durante as regências do Estágio Supervisionado. Participaram 15 crianças do Maternal I, sendo 7 meninas e 8 meninos, de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Formosa-GO.  Após 5 observações foram realizadas 8 intervenções semanais de 4 horas, totalizando 32 horas. Observou-se a necessidade de realizar atividades que promovessem a interação social entre as crianças, visto que durante as observações foi percebido que as mesmas ficavam ociosas durante um longo período. Após as intervenções, foi notável o desenvolvimento. As crianças passaram a interagir mais umas com as outras e com as professoras, sentiam-se motivadas à participação e interagiam com mais eficiência entre os pares e com os adultos.

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

Downloads

Publicado

2019-02-14