PROPONDO UM AMBIENTE DESAFIADOR E DE INTERAÇÃO SOCIAL COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Anny Gabriellen Cardoso de Brito
  • Flávia Rodrigues Soares

Resumo

Esse relato de experiência descreve intervenção pedagógica com ênfase em metodologias ativas com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.  Participaram 10 estudantes do 1º ano do ensino fundamental de escola municipal localizada em Formosa-GO. Os estudantes têm idade entre 5 e 7 anos.  Para a intervenção pedagógica foram 8 encontros semanais com duração de duas horas, totalizando uma carga horária de 16 horas entre os meses de março e abril.  As intervenções ocorreram em um espaço reservado na escola e tiveram ênfase em desafios, jogos e situações problemas, num contexto de interação social.  Todas as crianças que participaram da intervenção tiveram mais agilidade em lidar com cálculos, grande avanço na alfabetização e outras dificuldades apresentadas antes da intervenção. Os estudantes criaram formas próprias de resolver os problemas criando procedimentos que diferem em sua grande maioria, dos utilizados convencionalmente, os quais, muitas vezes, eles não compreendem. A cooperação substituiu a competição em situações desafiadoras. A utilização dos jogos e desafios se mostrou eficiente na colaboração para a construção do conhecimento pelos educandos.

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

Downloads

Publicado

2019-02-14