CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Jeane Jhenifer Oliveira de Souza
  • Lorraine de Souza Ferreira
  • Alzenira de Carvalho Miranda

Resumo

A introdução da prática da leitura e escrita no contexto da educação infantil, é de suma importância para favorecer o desenvolvimento das crianças. Por meio da leitura em diferentes dimensões, a criança torna-se capaz de desenvolver diversas habilidades como a autonomia, criticidade, criatividade, conhecimento sobre si e sobre o mundo. Este relato de experiencia tem como objetivo retratar a importância da literatura no cotidiano escolar, visando o incentivo e estímulo da leitura. Participaram 23 crianças entre 3 e 4 anos, sendo 8 crianças do sexo feminino e 15 do sexo masculino. Foram realizadas 4 intervenções pedagógicas na turma do jardim I em uma determinada creche do município de Formosa-GO com duração de 3 horas cada. As intervenções deram-se a partir da necessidade de aproximar as crianças da leitura, buscando estabelecer um elo entre o educando e o mundo da leitura. Algumas das atividades propostas foram rodas de leitura, criação de histórias através das imagens, dramatização de histórias, e por fim, a confecção de uma caixa literária. Constatou-se o interesse e o entusiasmo dos alunos na realização das atividades, e ainda a desenvoltura diante dos momentos de leitura.

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

Downloads

Publicado

2019-02-14