ATENDIMENTO AOS ALUNOS REPROVADOS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autores

  • Jessyka de Souza Costa
  • Pamella de Sousa Ribeiro
  • Karina dos Reis Bittar

Resumo

O presente artigo tem como finalidade notabilizar propostas para os estudantes que passam pela reprovação dentro do ambiente educacional, promovendo uma reflexão para aqueles que fazem parte deste contexto. Para o desenvolvimento do referido estudo foi realizado uma investigação, com e 40 professores do 3° ao 5 ano do ensino fundamental I, de 7 instituições. Após as observações durante o estágio supervisionado, verificou-se que havia uma quantidade excessiva de estudantes reprovados.  O objetivo desse estudo foi descobrir quais são as orientações dadas aos estudantes, e como estas melhorava ou não as condições dos discentes. Ainda averiguar fatores que ocasionava o problema de reprovação. Foram realizadas questionários com perguntas abertas com o intuito de coletar informações sobre as propostas utilizadas para evitar a reprovação e quais são os possíveis motivos para reprovação. Outro aspecto averiguado foi se   a família auxilia no processo de recuperação. Apesar das propostas que são colocadas em prática hoje dentro das escolas como, aulas de reforços ou projetos interventivos, o aumento das reprovações continua crescendo com o passar dos anos, mantendo a evasão e a desistência altos.

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Publicado

2019-02-14