A MONITORIA COMO AUXÍLIO PARA OS DISCENTES DA DISCIPLINA DE FONÉTICA E FONOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
O presente artigo trata de uma pesquisa que aborda estudo de caso de alunos que frequentaram a monitoria da disciplina de Fonética e Fonologia do Português do curso de Letras no 1º semestre de 2018. São discutidas temáticas que: analisam a dificuldade dos conteúdos sob a perspectiva do discente; a satisfação ou insatisfação por eles apontada; os resultados colhidos posteriormente à monitoria, entre outros. Devido a problemas de frequência nos primeiros dias de aula, alguns alunos conseguiram resultados insatisfatórios e tiveram complicações com o aprendizado do conteúdo. Outra questão que pode ser percebida nos estudos de caso foi o fato de a grade curricular do curso estar inapropriada, contemplando já no 1º semestre do curso de Letras uma disciplina tão complexa. Foram entrevistados e analisados cinco alunos durante o primeiro semestre do ano letivo de 2018 e 80% demonstraram satisfação na disciplina com o auxílio da monitoria.